Manter as finanças organizadas é essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer empresa, ainda mais quando ela é pequena.
Sem um bom planejamento financeiro, o negócio pode enfrentar muitas dificuldades para pagar contas, investir em melhorias e até mesmo garantir sua continuidade.
Continue a leitura e confira dicas sobre como organizar o financeiro de uma empresa pequena.
Um dos erros mais comuns de pequenos empresários é misturar as contas pessoais com as da empresa.
Para evitar confusão e descontrole financeiro, tenha contas bancárias exclusivas para o negócio e defina um pró-labore (retirada mensal) para o seu salário.
O comum é ver empresas pequenas depositando várias vezes por mês para o(s) sócio(s), ou pagando contas pela PJ o que seria da PF.
Portanto, este é o primeiro passo para organizar a sua empresa, e se você não fizer isso, vai ter problemas ao longo da jornada.
Quando a empresa tiver lucro, aí sim poderá haver a distribuição.
Acompanhar o fluxo de caixa diariamente é essencial. Registre todas as entradas e saídas, incluindo contas fixas (aluguel, salários, fornecedores) e variáveis, bem como impostos.
Isso permite uma visão clara da saúde financeira da empresa e ajuda a evitar surpresas desagradáveis.
Utilize de preferência um sistema ERP de gestão, para lançar tudo, controlar, conciliar as contas bancárias e gerar relatórios para tomada de decisões mais assertivas.
O bom e velho Excel também é um poderoso aliado de qualquer gestão financeira.
Estabeleça metas financeiras para curto, médio e longo prazo. Defina um orçamento, estimando receitas e despesas, e acompanhe periodicamente se o planejamento está sendo seguido.
Isso ajudará a empresa a crescer de forma sustentável.
Se o seu negócio envolve a venda de produtos, um controle eficiente do estoque evita desperdícios e compras desnecessárias.
Além disso, reduza custos operacionais sempre que possível, negociando melhores condições com fornecedores e eliminando gastos desnecessários.
Estoque parado é dinheiro parado, faça uma boa gestão para não perder dinheiro.
Imprevistos acontecem, e estar preparado para eles pode evitar grandes problemas financeiros. Mantenha uma reserva de financeira para lidar com períodos de baixa receita ou despesas inesperadas.
Além de registrar as movimentações financeiras, analise indicadores como faturamento, margem de lucro e ticket médio.
Esses dados ajudam na tomada de decisões estratégicas e permitem ajustes para melhorar a rentabilidade.
Fazer uma DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) que mostra a eficiência da gestão do dinheiro da sua empresa e também uma DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) que mostra a lucratividade, são essenciais para saber como anda o seu negócio.
Leia também: DRE e DFC: qual é a diferença e importância dos dois relatórios?
Mantenha um controle rigoroso das contas a pagar e a receber. Ofereça diferentes formas de pagamento para seus clientes e implemente um sistema de cobrança eficiente para evitar inadimplência, e por fim, controle de forma eficaz tudo isso, com relatórios periódicos.
Organizar o financeiro de uma empresa pequena exige disciplina e planejamento, mas é um passo essencial para garantir o sucesso do negócio.
Com práticas como separação das finanças, controle do fluxo de caixa e uso de ferramentas de gestão, é possível ter uma empresa saudável e preparada para crescer.
Contar com uma consultoria financeira pode ser uma ajuda ainda mais importante para otimizar a curva de aprendizagem.
Por isso, se precisar de ajuda, entre em contato conosco!