
Precificar produtos e serviços pode ser um dos maiores desafios para empresas de todos os tamanhos. Uma precificação incorreta pode significar perda de competitividade, redução da lucratividade e certamente dificuldades financeiras.
Mas como garantir que você está calculando o preço da forma certa?
Neste artigo, vamos ajudar você a entender os fundamentos da Precificação Inteligente, oferecendo dicas práticas para atingir um equilíbrio entre atratividade de mercado e rentabilidade.
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A precificação inteligente é uma abordagem estratégica que considera todos os fatores envolvidos na formação de preço, como custos fixos, variáveis, impostos, custo de aquisição do cliente, valor percebido pelo cliente e posicionamento no mercado.
Mais do que simplesmente calcular um preço com base nos custos, essa técnica garante que ele esteja alinhado com a realidade do mercado e com os objetivos da empresa, assegurando competitividade e lucratividade.
Muitos negócios enfrentam dificuldades financeiras ou perdem oportunidades simplesmente por não precificar corretamente seus produtos, ou serviços. Abaixo, destacamos alguns benefícios da precificação estratégica:
Agora que entendemos a importância da precificação inteligente, vamos a um passo a passo simples para você aplicar na prática.
Para estabelecer preços adequados, é essencial ter clareza sobre todos os custos:
Defina qual será a porcentagem de lucro sobre cada produto ou serviço vendido. Esse número deve ser realista, considerando a sua estrutura interna e analisando também o valor percebido pelos consumidores e o preço praticado pelos seus concorrentes.
Analisar a concorrência é fundamental para posicionar o seu preço. Preços muito elevados podem afastar clientes, enquanto valores muito baixos podem comprometer sua margem de lucro e percepção de qualidade.
DICA: Cuidado ao precificar somente pelo que a sua concorrência está praticando. Este é o maior erro que como consultoria encontramos por ai!!!
O preço de um produto ou serviço nem sempre reflete apenas os custos de produção; ele também deve levar em conta o valor que o cliente percebe.
Por exemplo:
O markup é uma fórmula prática para calcular o preço de venda com base nos custos / despesas e no lucro desejado.
A fórmula básica para calcular o markup é:
Markup = 100 / (100 - (DF % + DV %+ ML %))
Onde:
Com essa fórmula, você consegue determinar o fator de multiplicação que deve ser aplicado ao custo total para chegar ao preço de venda adequado.
Depois de definir preços estratégicos, monitore os resultados. Avalie o impacto nas vendas, na percepção dos clientes e na saúde financeira do negócio.
Esteja disposto a ajustar sua estratégia conforme os feedbacks e mudanças de mercado.
Depois de ler todo o conteúdo, volte ao item 1, revise e pense se você considerou tudo, inclusive impostos sobre vendas, taxas da maquininha de cartão, por exemplo, para ter a certeza de que precificou corretamente para obter o tão esperado lucro.
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Precificar de maneira inteligente é mais do que uma simples etapa operacional; é um diferencial competitivo que PODE TRANSFORMAR os resultados do seu negócio.
Se precisar de ajuda para alinhar sua estratégia financeira, nossa consultoria financeira está à disposição para auxiliar você a atingir seus objetivos empresariais.
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